quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Resenha: O pistoleiro - Stephen King

Antes de começar, gostaria de dizer que:



Bom, para os presentes que não conhecem o livro O Pistoleiro, é o primeiro volume da saga A Torre Negra, do Stephen King.

"O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir.

Tenho vários amigos que leram e recomendaram a saga (Oi, Davi) e eu fiquei curiosa o suficiente para querer ler. Dito isto, contarei uma história.
Eu sou um pouco obcecada por livros, como vocês talvez tenha reparado, então, quando eu decidi ler A Torre Negra, fui em busca de comprar o primeiro livro. Na tentativa (vã) de evitar gastos, procurei em alguns sebos on-line o primeiro volume da coleção. Não prestei atenção no nome do livro. Comprei errado. Aparentemente, eu comprei um HQ spinoff da saga. Eu não sei até agora o que é, mas ta guardado pra ler depois.
Quando eu percebi que comprei o livro errado, apareceu uma promoção do submarino que me dava uns 70% de desconto, então eu comprei o box todo. Foi assim que eu comecei a ler A Torre Negra.

Agora vem a parte do spoiler, tá? Se você não leu e quer ler, para por aqui e volta depois.
Imagem relacionada

Primeiramente, o livro é enrolado. Mas assim, enrolado mesmo. O início dele chegar a dar preguiça de continuar. Quando eu descobri que o livro tinha inspirações no Tolkien, eu precisei respirar fundo pra não desistir antes mesmo de começar, porque imaginei que seria um livro inicialmente arrastado. E é mesmo, sabe? Mas fica bom do meio pro final. Inclusive, diria pra você não desistir da série por esse livro, porque o prólogo do segundo livro já é melhor que o primeiro livro inteiro.
Sobre a história propriamente dita, é boa. A trama envolve bastante depois que engata e várias vezes eu me peguei emocionada ou prendendo a respiração, acompanhando a história. Mestre King, né? Roland, o personagem principal, é bem construído, mas é um trouxa babacão. Ele é mais arrogante do que devia e completamente cego pelo que ele acha que é o destino inevitável dele, o que é bastante irritante, principalmente no final do livro.
Apesar dos spoilers, não vou contar o final não. Vai que você só está curioso e aí desiste de ler.

Bom, eu não sou muito boa nisso de resenha, mas estamos praticando. Se tiver mais alguma coisa que vocês queiram saber sobre o livro, pode deixar nos comentários :)
Qualquer outra opinião ou coisa aleatória que você queira dizer, também é bem-vinda!

Beijos de luz, criaturas. Voltaremos em breve com as cenas dos próximos capítulos.






Um comentário: